Yoga
Um estilo de vida e devoção
Eu posso dizer que sim, pois foi após um burnout em 2018 que o Yoga me foi apresentado! E sou muito agradecida por esse encontro!
Iniciei minha prática de Yoga através do método Vinyasa e pratiquei durante 1 ano. Durante esse período eu tinha muita curiosidade de ir além da prática física e conhecer mais sobre outros métodos do Yoga, mas não sabia por onde começar. Conversava muito com o meu professor da época, sobre outros métodos de prática e sobre a filosofia, e um deles que me chamava a atenção era o Ashtanga Yoga dado sua forma estruturada.
Em agosto de 2019 fiz minha primeira prática de Ashtanga Yoga e foi paixão à primeira vista, e daquele dia em diante a prática virou meu estilo de vida e devoção! Já são 4 anos de dedicação, determinação, disciplina e devoção ao método, onde pratico 6 vezes por semana junto ao meu professor em São Paulo.
Ashtanga Yoga é um método tradicional de yoga que se originou no sul da Índia. A palavra Ashtanga é composta por duas palavras do sânscrito: Astau (Oito) e Anga (Membros), que ao unir as duas tem o significado de “O Caminho dos 8 Membros”. Portanto, a prática é baseada nos oito membros do yoga descritos no Yoga Sutras de Patanjali.
É uma prática dinâmica que constrói força interna e incentiva o crescimento espiritual através do movimento, respiração e foco. A prática, seguindo o método tradicional, cria um calor purificador que pode ajudar a desintoxicar e limpar o corpo em um nível profundo.
Agora, dezembro de 2023, acabo de retornar da minha segunda viagem à Mysore, onde passei mais dois meses de estudos e aprofundamento no método, e retorno cheia de amor e felicidade pelos ensinamentos aprendidos que de maneira singela compartilharei com vocês e meus pacientes.
CURIOSIDADE! Algo super importante que observei durante minha primeira viagem, é que o método tem uma ligação enorme com a psicanálise, pois também é uma ferramenta de cura. E nesta segunda viagem, tive a oportunidade de aprofundar em diversos questionamentos sobre a proximidade entre as duas ferramentas, e estou muito feliz em poder unir as duas para ajudar cada vez mais meus pacientes.
Tanto a psicanálise quanto o Yoga são ferramentas poderosas de cura, uma através da palavra e outra através do corpo!
Abraços
Elaine!