Psicanálise

O que é?

A psicanálise é um tipo de psicoterapia, criada pelo famoso médico psiquiatra Sigmund Freud (1856 – 1939) e tem por finalidade ajudar as pessoas a entenderem melhor seus sentimentos e emoções. O objeto de estudo da psicanálise concentra-se na relação entre os desejos inconscientes e os comportamentos e sentimentos vividos pelas pessoas, ajudando as pessoas a identificar como o inconsciente influencia os pensamentos e ações no dia-a-dia. 

De acordo com Freud, grande parte dos processos psíquicos (psique) da mente humana estão em estado de inconsciência, sendo estes dominados pelos desejos sexuais.

Etimologicamente, o termo psicanálise é uma referência ao grego psyche, que literalmente significa “respiração” ou “sopro”, mas que possui um conceito mais complexo, relacionado com as ideias modernas do que seria o espírito, o ego e a alma das pessoas.

Para quem é indicada?

A psicanálise auxilia e é indicada no tratamento de pessoas com ansiedade, depressão, sentimentos de isolamento, mudanças graves de humor, autoestima baixa, dificuldades sexuais, infelicidade constante, conflitos entre pessoas, dificuldade de concentração, preocupação excessiva e comportamento autodestrutivo, como uso de álcool ou drogas e outros tipos de transtornos.

Além de ser indicada também, para qualquer pessoa que queira se autoconhecer e que queira entender porque sente determinadas emoções.

OBS: Importante salientar que dependendo do caso, o tratamento deve ser em conjunto a um médico psiquiatra. Pois existem casos que seja necessário tratamento medicamentoso. 

Como funciona?

Para que haja o correto entendimento dos processos mentais a partir da ótica da psicanálise, o analista trabalhará durante as sessões de terapia nos três níveis de consciência do paciente: Consciente, pré-consciente e inconsciente.

  • Consciente: é o estado em que sabemos, ou seja, temos consciência, daquilo que pensamos, sentimentos, falamos e fazemos.
  • Pré-consciente: é o estado das ideias que estão inconscientes, mas que podem voltar a ser conscientes, caso haja o correto direcionamento da atenção dos indivíduos.
  • Inconsciente: onde ficam guardados todos os desejos e ideias reprimidas, censuradas e inacessíveis ao estado consciente, mas que acabam por afetar os comportamentos e sentimentos dos indivíduos.

Assim, a partir da terapia, o psicanalista identifica vestígios de traumas, desejos ou ideias que tenham sido reprimidas para o inconsciente do paciente e que, como consequência, provoquem distúrbios comportamentais e transtornos.

O que eu acredito…

Eu acredito que cada ser humano é único e tem por direito ser livre e feliz. E para encontrar a liberdade e felicidade é preciso se autoconhecer, e autoconhecimento requer autocuidado! 

Existem várias ferramentas para dar suporte no autoconhecimento e cura. Eu acredito e aplico o Yoga juntamente com a Psicanálise, pois são ferramentas poderosas de autoconhecimento, onde ambas dão todo suporte para a cura, uma através do corpo e a outra através da fala! 

Ficarei muito feliz em poder lhe ajudar na sua jornada de autoconhecimento e cura! Entre em contato e vamos conversar!

Abraços, 

Elaine!