Blog

Fazer o bem sem olhar a quem!

A generosidade em ação!

A generosidade é um dos valores mais nobres que podemos cultivar. É a capacidade de se colocar no lugar do outro, de sentir empatia e agir em benefício do próximo. Fazer o bem sem olhar a quem é um ato de generosidade que pode se manifestar de diversas formas, desde uma simples gentileza até uma grande doação de recursos ou tempo. Quando nos dispomos a ajudar sem esperar nada em troca, estamos contribuindo para um mundo mais solidário e justo.

Na psicologia,  generosidade é um traço de personalidade que faz parte do conjunto das virtudes humanas (humanidade), junto com a benevolência, a paciência, entre outras. 

Estudos demonstram que generosidade também é um traço de personalidade entres os animais (estudo realizado com chimpanzés), mesmo este sendo um traço de personalidade complexo. E de maneira informal, também vemos isso entre humanos e animais no cotidiano.

Pequenos gestos, grandes impactos

Muitas vezes, achamos que para fazer o bem precisamos de muito tempo, dinheiro ou habilidades especiais. Mas a verdade é que pequenos gestos podem ter um grande impacto na vida de alguém. Desde um sorriso, uma palavra de encorajamento, um gesto de gentileza até um abraço podem ser o suficiente para mudar o dia de uma pessoa. E o melhor: não custa nada! Quando nos dispomos a fazer o bem de forma simples, espontânea e genuína, estamos construindo uma cultura de solidariedade e empatia.

Doar é um ato de amor

Doar é um ato de amor que pode transformar a vida de quem recebe e de quem doa. Quando nos dispomos a doar recursos, tempo ou habilidades para ajudar alguém, estamos demonstrando que nos importamos com o bem-estar do outro. E ver o sorriso, gratidão e a alegria do próximo é algo que transcende o ato de ajudar, a sensação de gratidão é mútua. E isso é algo que não tem preço! Além disso, a doação pode ser uma forma de contribuir para causas que acreditamos e que podem fazer a diferença na sociedade como um todo. 

Em 2018, a liderança com a qual trabalhava na época, fez um evento para engajamento de time. O evento era dar alimento aos moradores de rua de uma determinada região de São Paulo, que o próprio time cozinharia a comida a ser doada.. Então fomos para uma cozinha industrial, e lá organizamos tudo, desde o cardápio até a forma de embalar a comida. No final da manhã, nos dirigimos para a região que elegemos e distribuímos toda comida.

O intuito era engajar o time, mas para mim o que mais levo daquele dia foi a imagem dos sorrisos e sentimentos de gratidão de pessoas que têm pouco ou quase nada para comer. E uma das pessoas me marcou muito, pois era seu aniversário e ela disse: “hoje é o meu aniversário,  e não queria passar este dia triste, mas agora estou feliz”.  

O bem que fazemos retorna para nós

Quando fazemos o bem sem olhar a quem, estamos contribuindo para um mundo melhor e mais justo. E o melhor: o bem que fazemos retorna para nós! Quando ajudamos alguém, estamos plantando uma semente de generosidade que pode gerar frutos no futuro. 

A generosidade produz dentro de nós a sensação de que somos capazes de fazer a diferença no mundo, de que estamos atendendo ativamente às necessidades das pessoas ao nosso redor e de que estamos transformando nossa comunidade em um lugar mais saudável.

Ao praticar generosidade, temos uma sensação de bem-estar e felicidade. E é muito importante sempre procurar melhorar como ser humano, exercitando a empatia e a solidariedade, que são valores fundamentais para uma vida plena e feliz. 

Agora me fala, quando foi a última vez que você fez o bem sem olhar a quem? Quero muito saber!

Abraços, 

Elaine!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Comente o que achou: