Você acredita nisso?
Eu acredito! Mas levei um bom tempo para acreditar e entender como ela me afetava! Depois de realmente entender e sentir os benefícios, comecei a me interessar por leituras sobre alimentação e conversar com profissionais da área. Quanto mais eu leio e aprendo com os profissionais, mais minha vontade de falar sobre o assunto cresce, afinal ter uma alimentação saudável é mais fácil do que imaginamos e melhora muito o nosso bem-estar.
Então vamos começar: o que é uma alimentação saudável?
Uma alimentação saudável é aquela que fornece ao corpo todos os nutrientes necessários que nosso corpo necessita. Isso inclui proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais, além de ser equilibrada e balanceada, ou seja, deve incluir uma variedade de alimentos de diferentes grupos alimentares.
O consumo de uma variedade de alimentos, incluindo frutas, legumes, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis é fundamental. Porém, ainda mais fundamental, é evitar alimentos processados, ricos em açúcares e gorduras saturadas que podem aumentar o risco de doenças crônicas.
Qual é o benefício de ter uma alimentação saudável?
São vários, veja alguns:
- Manutenção de um peso ideal;
- Prevenção de doenças crônicas como: obesidade, diabetes e cardíacas;
- Aumento da imunidade;
- Melhora na qualidade do sono;
- Controle de estresse; e
- Melhora a energia e humor.
Como ter uma alimentação saudável?
Uma alimentação saudável não precisa ser complicada, é importante ter em mente algumas dicas simples, mas eficazes, veja:
- Adicione mais frutas e vegetais;
- Opte por alimentos frescos e minimamente processados;
- Escolha alimentos integrais em vez de processados ou ultra processados;
- Evite pular refeições (3 refeições mínimas: café da manhã, almoço e jantar);
- Beba bastante água e limite o consumo de álcool;
- Optar por opções saudáveis em restaurantes e lanchonetes – faça escolhas conscientes.
Eu gosto de um curso chamado “Comida de Verdade”, feito pela Rita Lobo em conjunto com o Professor Carlos A. Monteiro ( médico e professor titular do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP)).
O curso é composto por 10 vídeos, todos menos de 10 min, e o professor nos auxilia a entender o que é comida saudável, entender os rótulos, comer bem na rua, entre outros. Ajudando no processo de reeducação. Assista!
Por fim, o último, porém não menos importante, ponto que gostaria de trazer é identificar os alimentos saudáveis indicados para você. Não basta fazer essa mudança sem obter benefícios, e apesar de melhorar a forma de comer, pode ser que o seu corpo, por alguma razão, não se adapte a algum alimento.
E esse foi o ponto chave para mim, quando consegui identificar os alimentos que por alguma razão eu tinha dificuldade de digerir, identifiquei quais alimentos os substituiria, para garantir todos os nutrientes necessários, e foi aí então, que comecei a ver diferenças positivas na minha saúde e bem-estar!
Hoje, tenho muito mais foco, energia, disposição e um corpo bem nutrido! Realmente somos o que comemos!
Vale salientar que um profissional lhe auxiliando nesse processo é muito importante!
E você… está se alimentando bem? Ou ainda precisa de ajuda para melhorar sua alimentação? Me conta, quero muito saber!
Abraços,
Elaine!
Curso: Comida de Verdade (Rita Lobo e Prof. Carlos A. Monteiro) Assistam!