Gratidão, que sentimento é esse?
Vamos começar entendendo o significado da palavra gratidão?
Gratidão tem origem do termo latim gratus, que significa grato ou agradecido. Além de ter uma derivação de gratia que significa graça. Então concluo que o significado da palavra gratidão é grato ou agradecido por alguma graça. E se encaixa muito bem com uma frase que li há algum tempo atrás, que dizia: “gratidão é um sentimento de reconhecimento, uma emoção por saber que uma pessoa fez uma boa ação a favor da outra”.
A gratidão é considerada pela psicologia positiva uma força de caráter derivada da virtude transcendência. Em outras palavras gratidão é ser consciente das coisas que acontecem, podendo ser elas boas ou não. Assim, a gratidão pode estar relacionada não só às graças ou ajudas recebidas, mas a todas as experiências vividas por uma pessoa durante sua vida e seus relacionamentos.
Agora que entendemos o significado, vamos falar um pouco do sentimento de gratidão?
Ser grato é um sentimento que muitas vezes é subestimado. Afinal, é fácil cair na armadilha de reclamar das coisas que não temos ou das situações difíceis que enfrentamos. Mas a verdade é que a gratidão pode mudar completamente a forma como vemos a vida e como nos relacionamos com as pessoas ao nosso redor. Conforme Antonia Damasia, diretora do Instituto de Neuroimagem Dornsife na Califórnia – EUA, assegura que “a gratidão recompensa a generosidade e mantém o ciclo de comportamento social saudável”.
Quando somos gratos, passamos a valorizar mais as coisas que temos em nossa vida, sendo elas boas ou não. Isso nos ajuda a ter uma perspectiva mais positiva de tudo ao nosso redor e a encarar os desafios de forma mais tranquila. Além disso, a gratidão também nos ajuda a ser mais generosos e a valorizar as pessoas que nos ajudam e nos apoiam.
E quais são os benefícios da gratidão?
Os benefícios da gratidão são muitos. Estudos realizados por pesquisadores da Harvard Medical School em Boston – EUA, mostram que pessoas que praticam a gratidão regularmente são mais felizes, têm menos sintomas de depressão e ansiedade, têm melhor qualidade de sono e são mais resilientes diante das adversidades, portanto tem impacto positivo em seu bem-estar. Além disso, a gratidão também pode melhorar nossos relacionamentos, já que nos ajuda a ser mais empáticos e a valorizar as pessoas ao nosso redor.
Como praticar a gratidão?
Praticar a gratidão é simples, mas é importante estar atento para tirar proveito disso, portanto requer um pouco de esforço. Uma das formas mais eficazes de cultivar a gratidão é manter um diário de gratidão. Todos os dias, anote três coisas pelas quais você é grato. Pode ser algo simples, como um dia ensolarado ou uma xícara de café ou chá quentinho, ou algo mais significativo, como a saúde de um ente querido ou uma conquista profissional ou pessoal.
Outras formas de praticar a gratidão são:
- Honestidade ao agradecer as pessoas ao seu redor: O poder de um agradecimento genuíno pode fazer toda a diferença.
- Seja cordial com os atendentes e prestadores de serviço. Afinal, eles estão lá para nos ajudar, por isso olhar nos olhos, agradecer e sorrir faz toda a diferença.
- Escreva uma mensagem ou um agradecimento a uma pessoa querida e a envie;
Ser grato por tudo é uma atitude que pode mudar completamente a forma como vemos a vida. A gratidão nos ajuda a valorizar as coisas boas que temos como sentir-se mais prósperas, tranquilas e felizes em suas vidas.
Agora me conta, você é grato por tudo? Quais são suas práticas de gratidão?!
Abraços,
Elaine!
Alguns vídeos que falam sobre gratidão de diversas maneiras. São histórias super legais!